EDUCAÇÃO PELA LITERATURA: BALZAC, CHARTIER E A COSTUREIRINHA CHINESA

Autores/as

  • Lucelena Abrantes Ferreira Universidade Católica de Petrópolis

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v12n3.p243-249

Palabras clave:

comunidade de leitores, formação do leitor, literatura

Resumen

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a formação do leitor literário, com base em uma leitura do filme Balzac e a Costureirinha Chinesa, realizada a partir de conceitos desenvolvidos na obra de Roger Chartier. Ao estudar a leitura como ato concreto, pelo prisma da História Cultural da leitura, Chartier considera os leitores empíricos e as práticas que organizam o acesso e o contato com os textos em determinado grupo. A formação do leitor, suas representações e práticas de leitura estão ligadas às regras, valores e crenças da comunidade de leitores a que pertence. No contexto do filme, três jovens chineses formam uma comunidade de leitores, driblando censuras e proibições relativas à leitura determinadas pelo governo maoista. Este artigo objetiva refletir sobre o processo de formação da costureirinha, protagonista do filme, como leitora literária, a partir de suas vivências de leitura na “comunidade dos três amigos”.

Biografía del autor/a

Lucelena Abrantes Ferreira, Universidade Católica de Petrópolis

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis, Doutora em Educação pela PUC-Rio (2009), Doutora em Letras pela PUC-Rio (2001).

Publicado

2012-11-06

Número

Sección

Artículos