INTERDISCIPLINARIDADE: SIGNIFICANDO O TRABALHO ESCOLAR EM CONTEXTOS METROPOLITANOS

Autores/as

  • Julio Gomes Almeida Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, educação, metrópole,

Resumen

Este estudo discute a contribuição do movimento interdisciplinar para a formação continuada dos educadores com vistas à construção de significado para o trabalho docente em contextos organizacionais complexos como os contextos metropolitanos. Questiona um modelo de escola que se organiza a partir de demandas externas aos estudantes e propõe uma educação que considere as dimensões objetiva e subjetiva do trabalho e do estudo, como forma de construção de significado para o trabalho por parte do professor e para o estudo por parte do aluno. Além de considerar essas dimensões do trabalho e do estudo, a escola precisa ampliar seu esforço de formação para além dos professores, de modo que atinja a todos os trabalhadores da unidade e ampliar seu currículo para além dos próprios muros de modo que abrace as demandas do território. O movimento interdisciplinar vem contribuindo bastante para a humanização das relações que se estabelecem no cotidiano da escola e tem promovido inclusão de outros sujeitos e espaços, além daqueles tradicionalmente envolvidos, no processo educativo.

Biografía del autor/a

Julio Gomes Almeida, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Dr em Educação pela Faculdade de Educação da USP, Supervisor Escolar da Rede Municipal de Ensino, Conselçheiro do Conselho MUnicipal de Educação São Paulo Professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo

Publicado

2012-06-25

Número

Sección

Artículos