Educação e Epistemologia Social
Resumen
Neste ensaio será defendida a tese de que a educação deve ser guiada primordialmente pelo interesse pela verdade, tese que supõe a existência de verdades em sentido “absoluto”, e que será sustentada frente a tese contrárias, como as defendidas por teorias pós-modernas e sócio-construtivistas. Será indicado, ainda, que a educação interessada na verdade compartilha interesses com uma epistemologia também fortemente centrada na noção de verdade, como a que será aqui defendida; estes interesses consistem na melhor compreensão da atividade intelectual do agente conhecedor e na identificação dos fatores sociais envolvidos nos processos de aquisição de conhecimento.Descargas
Publicado
2008-07-30
Número
Sección
Artículos
Licencia
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.