Análise de Discurso na pesquisa sobre ensino e aprendizagem

Autores/as

  • Martha Abrahão Saad Lucchesi Universidade Católica de Santos
  • Eliana Branco Malanga FPA

Palabras clave:

Discourse analysis, Teaching/learning, Transdisciplinarity

Resumen

Esta pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira – bibliográfica – pretendeu atualizar e aprofundar a questão teórica da análise do discurso e sua aplicação como técnica de pesquisa. A segunda consistiu na entrevista e análise do discurso de professoras de um curso de Psicopedagogia a respeito de um tema específico: seu conhecimento a respeito da multidisciplinaridade, da interdisciplinaridade, da transdisciplinaridade, do pensamento complexo e a sua relação com a psicopedagogia. Entre o objeto, aquilo que é representado, a realidade, e a representação que dela se faz através do signo no conceito de Peirce (1995) ou do significante (da terminologia de Saussure) existe sempre um conceito, uma imagem mental, ou seja, uma construção mental a respeito da realidade percebida. Entrevistamos quatro professoras que, no decorrer do ano de 2004, lecionaram em um mesmo curso de Psicopedagogia na cidade de São Paulo. O objetivo da pesquisa é investigar o grau de familiaridade das professoras com os conceitos de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e do pensamento complexo e a sua relação com a psicopedagogia, isso levou a um recorte específico na análise de seus discursos visando a verificar a coerência entre as respostas dadas às várias perguntas e a profundidade com que discorriam sobre o tema proposto.

Biografía del autor/a

Martha Abrahão Saad Lucchesi, Universidade Católica de Santos

P

Eliana Branco Malanga, FPA

Pós-doutoranda na UFMG e Coordenadora do FPA. Correspondência: Address: Rua Oscar Freire n.416 apto 123 CEP: 01426-901 - São Paulo (SP)

Publicado

2009-03-23

Número

Sección

Artículos