Professoras iniciantes e ensino de conteúdos matemáticos

Autores/as

  • Maévi Anabel Nono Unesp
  • Maria da Graça Nicoletti Mizukami Unesp

Palabras clave:

Teaching case study, New teachers, Continuing education.

Resumen

Neste artigo, apresentamos parte dos resultados obtidos em pesquisa que teve como objetivo geral investigar possibilidades formativas e investigativas de casos de ensino em processos de desenvolvimento profissional docente (NONO, 2005). Nesta pesquisa, realizada no período 2001-2005, quatro professoras iniciantes da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental analisaram cinco casos de ensino e elaboraram um caso a partir de situações escolares vividas na entrada na carreira. Casos de ensino têm se mostrado adequados para serem utilizados na formação de professores e na pesquisa de processos de aprendizagem docente. Destacamos, neste artigo, conhecimentos sobre ensino de conteúdos matemáticos, evidenciados pelas professoras iniciantes, ao analisarem um caso sobre uma situação de ensino de Matemática. Os resultados obtidos apontam dúvidas, certezas, equívocos e contradições que caracterizam suas práticas profissionais ao ensinar conteúdos matemáticos.

Biografía del autor/a

Maévi Anabel Nono, Unesp

D

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Unesp

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura – Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP e do Programa de Pós- Graduação em Educação da UF de São Carlos/SP, área de concentração em Metodologia de Ensino. Atua em ensino (graduação e pósgraduação), pesquisa e extensão em Formação de Professores.

Publicado

2009-03-23

Número

Sección

Artículos