Processos psicossociais na formação de professores: um campo de pesquisas em Psicologia da Educação

Autores/as

  • Marli E. D. A. de André PUC-SP
  • Vera M. N. de S. Placco PUC-SP

Palabras clave:

Teacher education, Psychosocial processes

Resumen

O presente texto busca definir o campo de estudos sobre formação de professores, priorizando os aspectos psicossociais. Centrando-se no processo de constituição da identidade profissional de professores e coordenadores, entende-se que o estudo dos processos psicossociais inclui suas histórias, saberes, experiências, representações, sentimentos, emoções, assim como suas relações e práticas no contexto institucional em que atuam. Na investigação desses processos pode-se recorrer a quatro dimensões interrelacionadas: subjetiva, institucional, pedagógica e sociocultural.

Biografía del autor/a

Marli E. D. A. de André, PUC-SP

P

Vera M. N. de S. Placco, PUC-SP

Professora do Programa de Pós- Graduação em Psicologia da Educação PUC-SP

Publicado

2009-03-23

Número

Sección

Artículos