Melhorando a Educação de Infância na Guiné-Bissau: numa dinâmica de formação, supervisão e avaliação

Autores/as

  • Gabriela Portugal Universidade de Aveiro
  • Ana Paula Aveleira Universidade de Aveiro

Palabras clave:

Improving early childhood education in Guinea-Bissau, Involvement and well-being.

Resumen

Este artigo assume-se como uma reflexão sobre um projecto visando a melhoria da educação de infância num país africano, Guiné-Bissau, um dos países mais pobres do mundo, onde não existe formação em educação de infância e onde os educadores lidam diariamente com várias e continuadas dificuldades. Apoiar um grupo de educadores guineenses na melhoria das suas práticas, focalizando-se as orientações curriculares que implicam no bem-estar da criança, estimulando a reflexão sobre as suas iniciativas, valorizando o trabalho de equipa e a cultura das comunidades servidas pelo jardim de infância revelou-se uma tarefa desafiadora, difícil, mas frutífera. Estes educadores inovaram, experienciaram sentimentos de entusiasmo e orgulho nas suas práticas, sentiram-se mais capazes. Contudo, sustentar o dinamismo e a estrutura funcional criada no contexto do projecto pressupõe um ambiente capacitante e encorajador. Isso implica vontade e empenho político.

Biografía del autor/a

Gabriela Portugal, Universidade de Aveiro

D

Ana Paula Aveleira, Universidade de Aveiro

Mestre em Ciências da Educação, investigadora colaboradora da Unidade de Investigação “Construção do Conhecimento Pedagógico nos Sistemas de Formação”, Portugal.

Publicado

2009-03-23

Número

Sección

Artículos