Da educação problematizadora para a educação matemática crítica

Autores/as

  • Cirlei Marieta de Sena Corrêa Univali
  • Méricles Thadeu Moretti Univali

Palabras clave:

Investigative education, Teaching of sciences, Critical mathematical education.

Resumen

Nossos estudos têm permitido defender a tese de que discussões sobre educação matemática crítica (EMC) são alicerçadas por elementos teóricos presentes na concepção problematizadora da educação, de Paulo Freire. Assim sendo, este artigo tem o objetivo de tecer considerações sobre esta. Organiza-se de forma a estabelecer o diálogo entre o pensamento do autor nos contextos da alfabetização, da pedagogia do oprimido e do ensino de ciências. Finalmente, realiza discussões sobre como ensinar matemática de forma que este ensino permita o desenvolvimento de uma visão crítica à luz de autores como Skovsmose e D’Ambrósio.

Biografía del autor/a

Cirlei Marieta de Sena Corrêa, Univali

D

Méricles Thadeu Moretti, Univali

Professor do Departamento de Matemática (CFM) da UFSC e do PPGECT/ UFSC.

Publicado

2009-03-24

Número

Sección

Artículos