AGENTE MIRIM DE DEFESA CIVIL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PREVENÇÃO E REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES NATURAIS EM BLUMENAU, SANTA CATARINA

Autores

  • Rafaela Vieira Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Jefferson Ribeiro Fundação Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n1.p68-87

Palavras-chave:

Educação ambiental, Procedimentos metodológicos, Risco de desastre

Resumo

Em Blumenau, localizada na bacia hidrográfica do rio Itajaí, em Santa Catarina, a Defesa Civil vem desenvolvendo em escolas municipais, estaduais e privadas, atividades para sensibilização da população frente aos riscos de desastres naturais. Dentre as ações, existe a capacitação dos estudantes para conhecer o que é risco e como proceder antes, durante e após um desastre. O projeto intitulado de Agente Mirim de Defesa Civil (AMDC) busca mediar conhecimentos para a prevenção e a Redução de Riscos de Desastres (RRD) ao longo de um ano. Este estudo procura descrever o projeto AMDC com base em seus procedimentos metodológicos, por meio do acompanhamento dos encontros e da aplicação de formulários comparativos. Os resultados obtidos durante os acompanhamentos demonstram que os encontros propostos pela Defesa Civil de Blumenau capacitam os estudantes com embasamentos nas práticas da Educação Ambiental (EA).

Biografia do Autor

Rafaela Vieira, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004)

Jefferson Ribeiro, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Licenciatura e bacharelado  em Ciências Biológicas pela FURB (2013/2014), especialização em Biologia da Conservação pela UNIVALI (2016), mestrado em Engenharia Ambiental (2017) e doutorado em andamento em Engenharia Ambiental (FURB).


Downloads

Publicado

2018-04-05

Edição

Seção

Artigos