O ‘APAGÃO’ DOCENTE: LICENCIATURAS EM FOCO

Autores

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo / UPF
  • Valdocir Antonio Esquinsani Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p258-269

Palavras-chave:

‘Apagão’ docente, Licenciatura, Formação docente inicial

Resumo

Avizinha-se o risco de ‘apagão’ docente na Educação Básica brasileira. Tal risco assenta-se, sobretudo, em duas constatações: a parca opção por cursos de licenciatura e a defasagem quantitativa entre o número de jovens professores e o número de docentes na etapa final de suas carreiras.  Para fazer o enfrentamento desta situação, são necessárias soluções estruturais que passariam por dois movimentos: a) o investimento na atratividade e a permanência na carreira docente, e b) o fortalecimento dos cursos de licenciatura. Na esteira desse debate, o artigo objetiva discutir circunstancialmente o ensino nos cursos de licenciatura e a sua potencial contribuição para a superação do deficit crescente de professores. Para essa discussão, o artigo foi pautado em base bibliográfica, conduzida por metodologia analítico-reconstrutiva, edificada a partir da análise de conteúdo sobre dois procedimentos de coleta de informações: dados de contexto e utilização de grupo focal.  Como conclusão, o texto confirma as licenciaturas como apoio para a solução estrutural do ‘apagão’ docente.  Já no que concerne ao debate específico sobre o ensino nos cursos de licenciatura, há duas perspectivas: a) a necessidade de cursos específicos para a formação docente – visto que a atividade docente não pode ser descolada de uma preparação específica; e b) a convivência curricular de dois grandes núcleos: os conhecimentos disciplinares e os conhecimentos pedagógicos ou didáticos, ambos tomados como elementos centrais na formação de professores.

Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo / UPF

Doutora em Educação.  Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo / UPF. Pesquisadora Pq/CNPq.

Valdocir Antonio Esquinsani, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Letras.  Professor e pesquisador da Universidade de Passo Fundo / UPF

Downloads

Publicado

2018-09-26

Edição

Seção

Artigos