Colégio Agrícola Nilo Peçanha: gestão e competências socioambientais na formação do Técnico em Meio Ambiente

Autores

  • Victor de Araujo Novicki Universidade Estácio de Sá
  • Sara Rozinda Martins Moura Sá dos Passos CETEP/FAETEC

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Educação Profissional, Educação Ambiental

Resumo

O modelo de competências é um aspecto central na reforma educacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação/1996), particularmente na educação profissional, e seu principal objetivo foi estreitar a relação entre a escola e o mercado. Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa que analisa a formação e a inserção do Técnico em Meio Ambiente de Nível Médio no mercado de trabalho e privilegia cursos técnicos em meio ambiente situados no estado do Rio de Janeiro: Colégio Estadual Presidente Kennedy (Belford Roxo), Colégio Agrícola Nilo Peçanha (Pinheiral), Colégio Pedro II (Rio de Janeiro). Neste sentido, analisamos documentos (Projeto Político Pedagógico) e as respostas ao questionário aplicado junto aos alunos do último ano do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Agrícola Nilo Peçanha. Em caráter preliminar, sobressai a importância da gestão escolar para o alcance dos objetivos propostos e o atendimento das expectativas dos alunos, particularmente no que se refere à criação de ambiente pedagógico propício para o desenvolvimento de competências e habilidades que visem a resolução de problemas encontrados no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Victor de Araujo Novicki, Universidade Estácio de Sá

Programa de Pós-Graduação em Educação Linha de Pesquisa: Política, Gestão e Administração da Educação

Sara Rozinda Martins Moura Sá dos Passos, CETEP/FAETEC

Graduação em Letras (1973) e em Pedagogia (1977) pela Universidade Iguaçú. Mestrado em Educação pela Universidade Universidade Estácio de Sá (2007).

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Publicado

2010-06-04

Edição

Seção

Artigos