REFLEXOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE FORMADORES EM MATEMÁTICA: O QUE MUDOU?
Palavras-chave:
Formadores, Professores de Matemática, Concepções de ensinoResumo
A presente pesquisa está vinculada ao GP – Produção do conhecimento no paradigma histórico-cultural. É resultante de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, contendo como amostra quatro docentes do curso de licenciatura em Matemática, sendo dois pertencentes ao quadro de professores da Universidade do Sul de Santa Catarina – Tubarão - SC e dois da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Criciúma - SC. O objetivo geral constituiu-se em analisar a função destes profissionais na formação do futuro professor de Matemática, diante das situações existentes no cotidiano escolar. Por meio da análise de conteúdo observou-se que os entrevistados apontam que inicialmente compartilhavam das mesmas concepções de seus professores da graduação, ou seja, filiando-se as tendências formalistas com interfaces na tecnicista. Porém, segundo suas falas, há indícios que as opções teórico-metodológicas dos formadores, atualmente, se aproximam das tendências empírico-ativista, construtivista e histórico-cultural. O trabalho sugere que as modificações no olhar frente o processo de ensino e aprendizagem e as opções metodológicas ocorreram pela disposição dos formadores de buscar subsídios teóricos e práticos nas oportunidades de formação continuada que vivenciaram depois da graduação.Downloads
Publicado
2012-06-25
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.