EDUCAÇÃO ESTÉTICA PELA LEITURA LITERÁRIA

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul Programa de Pós-graduação em Educação
  • Taciana Zanolla Rede Pública Municipal de Caxias do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v12n3.p250-258

Palavras-chave:

Leitura literária, Ensino Fundamental, Educação estética

Resumo

A presença da leitura literária na escola, visando à educação estética dos estudantes é uma das metas do projeto Educação, Linguagem e Práticas leitoras II (UCS/CNPq), em virtude da importância da literatura para a formação humana. Contudo, ela não é um componente curricular no Ensino Fundamental brasileiro e, no geral, está presente nas salas de aula apenas como apoio a outras disciplinas, desconsiderando-se aspectos específicos acerca da sua natureza artística. Este artigo, a partir de estudos de Larrosa (2003), Huizinga (1993) e Bordini e Aguiar (1993), analisa um projeto de Literatura em que o leitor é o foco do processo, aplicado a estudantes de 8º ano do Ensino Fundamental. O texto utilizado no projeto de leitura é Meninos do mangue, de Roger Mello (2001), construído através da narrativa de moldura e valendo-se da linguagem verbal e visual. O estudo sinaliza que a implementação da leitura literária através de uma proposta que acolhe o repertório e as expectativas do leitor pode ser um caminho que dá voz ao estudante, a fim de que exerça sua autoria, contribuindo para a sua educação estética.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul Programa de Pós-graduação em Educação

Pós-doutor em Educação pela FaE/UFMG. Doutor em Letras pela PUCRS. Professora no PPGEd na Universidade de Caxias do Sul.

Taciana Zanolla, Rede Pública Municipal de Caxias do Sul.

Foi bolsista BIC/CNPq e atualmente é professora na Rede Pública Municipal de Caxias do Sul.

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Publicado

2012-11-06

Edição

Seção

Artigos