Desafios no planejamento curricular de programa de formação pedagógica de educadores de creches em curso normal de nível médio
Resumo
Este trabalho analisa alguns aspectos curriculares de um programa especial de formação docente em curso normal em nível médio, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para atender cerca de 3600 auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) que atuavam em sua rede direta de centros de educação infantil e não tinham habilitação para o magistério. Nele são discutidos alguns desafios enfrentados no desenvolvimento curricular do programa: 1) definir um perfil de professor de educação infantil para orientar o percurso formativo, 2) integrar os conteúdos do Ensino Médio com os da parte pedagógica; 3) garantir uma experiência de sucesso na aprendizagem escolar e profissional aos ADIs-alunos, em sua maioria com mais de 40 anos de idade e uma escolarização cheia de dificuldades; 4) delinear uma forma de trabalhar com os ADIs-alunos um modelo pedagógico de educação infantil que reconheça o direito de toda criança a viver a infância e a ser acolhida em um contexto que a respeite como ser humano singular e, privilegie atividades de resolução de problemas e realização de projetos didáticos e 5) integrar o trabalho de formação de um número expressivo de alunos em escolas distantes.Downloads
Publicado
2009-03-09
Edição
Seção
Artigos
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