A presença da cultura meritocrática na educação de jovens e adultos

Autores

  • José Licínio Backes UCDB
  • Rute Vivian Ângelo Baquero Unisinos
  • Ruth Pavan UCDB

Palavras-chave:

Culture, Education of youth and adults, Teacher training.

Resumo

O texto tem como objetivo problematizar a dimensão da cultura meritocrática que invade a educação, especificamente, neste artigo, a Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas junto a oito professoras da Educação de Jovens e Adultos, gravadas e, posteriormente, transcritas e analisadas. Na análise, observou-se que os/as professores/as apontavam, de maneira recorrente, a meritocracia tanto como causa quanto como solução, seja para os problemas da sociedade ou os de ordem educacional. Para compreender e problematizar estas explicações, articulamo-las com a compreensão de cultura, vista como um processo de construção de sentido. A meritocracia faz parte deste processo de construção cultural, contribuindo para a construção de um individualismo por meio do qual cada um é visto como responsável pelo que é, pelo que pode possuir, pelo lugar que ocupa na sociedade. Este sentido construído culturalmente no contexto atual, como demonstra o artigo está muito presente na Educação de Jovens e Adultos, por meio dos discursos dos/as próprios/as professores/ as. Deste modo, os/as professores/as vêem, muitas vezes, o/a aluno/a da EJA como alguém que se deu conta de que a saída para seu estado de exclusão está nele mesmo enquanto indivíduo e não na luta coletiva, como postula a teoria crítica.

Biografia do Autor

José Licínio Backes, UCDB

D

Rute Vivian Ângelo Baquero, Unisinos

Doutora em Educação. Professora do Programa de Doutorado em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Ruth Pavan, UCDB

Doutora em Educação. Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

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Publicado

2009-03-23

Edição

Seção

Artigos