A presença da cultura meritocrática na educação de jovens e adultos
Palavras-chave:
Culture, Education of youth and adults, Teacher training.Resumo
O texto tem como objetivo problematizar a dimensão da cultura meritocrática que invade a educação, especificamente, neste artigo, a Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas junto a oito professoras da Educação de Jovens e Adultos, gravadas e, posteriormente, transcritas e analisadas. Na análise, observou-se que os/as professores/as apontavam, de maneira recorrente, a meritocracia tanto como causa quanto como solução, seja para os problemas da sociedade ou os de ordem educacional. Para compreender e problematizar estas explicações, articulamo-las com a compreensão de cultura, vista como um processo de construção de sentido. A meritocracia faz parte deste processo de construção cultural, contribuindo para a construção de um individualismo por meio do qual cada um é visto como responsável pelo que é, pelo que pode possuir, pelo lugar que ocupa na sociedade. Este sentido construído culturalmente no contexto atual, como demonstra o artigo está muito presente na Educação de Jovens e Adultos, por meio dos discursos dos/as próprios/as professores/ as. Deste modo, os/as professores/as vêem, muitas vezes, o/a aluno/a da EJA como alguém que se deu conta de que a saída para seu estado de exclusão está nele mesmo enquanto indivíduo e não na luta coletiva, como postula a teoria crítica.Downloads
Publicado
2009-03-23
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.