O pensamento do professor: pressupostos e dimensões de estudo
Palabras clave:
Teachers’ thinking, Teacher education, Implicit theories.Resumen
O texto tem como objetivo sistematizar o surgimento e desenvolvimento das pesquisas sobre o pensamento do professor, com a intenção de refletir sobre os processos pelos quais os professores estruturam seus pensamentos. Organiza-se em torno dos pressupostos básicos que dão sustentáculo a essas pesquisas, bem como suas dimensões de estudo. Baseada em análise do paradigma sócio-construtivista, a autora aponta para a necessidade de se conhecer o pensamento do professor através das suas teorias implícitas, por constituir seu pensamento um suporte relevante para definir suas atividades, para identificar problemas, para tomar decisões, viabilizando, assim, uma elevação na qualidade da prática educativa.Descargas
Publicado
2009-03-23
Número
Sección
Artículos
Licencia
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.