AVANÇOS CURRICULARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p529-551

Palavras-chave:

Formação Inicial de professores, Inovação Curricular, Licenciaturas.

Resumo

As questões que se colocam para educação básica brasileira têm direcionado o olhar para os cursos de formação inicial de professores, sugerindo uma ressignificação dos conhecimentos e das práticas vigentes nesses cursos.  Começa a emergir a compreensão de que as intervenções que tornam possível a inovação nos cursos de formação envolve a busca de novas abordagens curriculares que rompam com o paradigma curricular tradicional. O presente estudo traz para reflexão a análise crítica de uma organização curricular alternativa em andamento nas Licenciaturas da Universidade Federal do Paraná-Litoral, tendo como objetivo investigar em que medida a proposta que vem sendo desenvolvida nessa instituição traz elementos com potencial de contribuição para um novo paradigma curricular na formação inicial de professores. Adota-se como caminho metodológico um estudo exploratório de abordagem qualitativa. Para obtenção dos dados, privilegiou-se a análise documental. Os resultados indicam que o currículo em andamento traz novos contornos para o campo da teoria e das práticas curriculares dos programas de formação de professores. Ao colocar em ação os princípios de uma educação emancipatória e de uma proposta pedagógica fundamentada em projetos, o currículo rompe com o paradigma técnico disciplinar e identifica-se com as teorias curriculares críticas e pós-críticas e com a abordagem do currículo integrado. O caráter de construção em movimento do currículo, aberto para que a inteligência coletiva dos educadores em seus contextos institucionais encontre espaço para a diversificação e a inovação, coloca-se diante da possibilidade de um novo paradigma em processo.

Biografia do Autor

Elize Keller-Franco, UNASP

Mestre e Doutora em Educação e Currículo pela PUC-SP. Docente no Programa de Mestrado em Educação do UNASP, Membro do grupo de pesquisa FORPEC (Formação de Professores e Paradigmas Curriculares) de 2005 a 2015. Líder do grupo de pesquisa FORME (Formação de Professores e cotidiano escolar). Principais linhas de pesquisa: currículo e formação de professores.

Marcos Tarciso Masetto, PUC-SP

Possui mestrado e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do grupo de pesquisa FORPEC-Formação de Professores e Paradigmas Curriculares.

 

Downloads

Publicado

2017-07-05

Edição

Seção

Artigos