A experiência turística inteligente na perspectiva do viajante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v25n1.p72-93

Palavras-chave:

Experiência turística inteligente, auto personalização, apego ao lugar, bem-estar, e-WOM

Resumo

O estudo da experiência turística inteligente (ETI) tem priorizado a investigação do uso da tecnologia inteligente do turismo (TIT) pela governança turística e deixado os aspectos subjetivos do viajante em segundo plano. Procurando preencher esta lacuna, o objetivo deste trabalho é compreender a formação da ETI na perspectiva do viajante. Ele tem caráter exploratório-qualitativo empregando a análise de conteúdo nas opiniões de 76 respondentes. Como resultado, observa-se que a ETI se manifesta no aspecto tecnológico, mas também em respostas cognitivas, comportamentais, sociais e emocionais. A autopersonalização é percebida como um processo autônomo, em que o viajante busca informações e soluções sem esperar por ofertas customizadas. Esse esforço cognitivo é caracterizado por interações sociais geradoras de estados de autonomia e bem-estar que favorecem o apego ao lugar, o e-WOM e o engajamento do viajante nas redes sociais e canais de comunicação de conteúdo próprio das organizações do turismo. O trabalho apresenta como contribuição a formulação de proposições para pesquisas futuras fundamentadas nas relações descobertas na análise dos dados e sinaliza que a confiança possa ser uma variável auxiliar para o entendimento desse fenômeno no contexto da teoria das trocas sociais. Sugestões acadêmicas e gerenciais são apresentadas ao final.

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Publicado

2023-02-17

Como Citar

Corrêa, S. C. H., & de Sevilha Gosling, M. (2023). A experiência turística inteligente na perspectiva do viajante. Turismo: Visão E Ação, 25(1), 72–93. https://doi.org/10.14210/rtva.v25n1.p72-93

Edição

Seção

Artigos