Ambiente competitivo e vantagem competitiva a partir de uma abordagem integradora: estudo de caso no setor hoteleiro em Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.14210/rtva.v9n1.p19-36Resumo
As empresas do setor hoteleiro de Curitiba estão inseridas em um ambiente altamente competitivo e muitas mudanças estão ocorrendo nos últimos anos com a instalação das redes hoteleiras na cidade. O objetivo deste estudo foi analisar o ambiente competitivo e a obtenção de vantagens competitivas em um hotel de Curitiba, a partir do modelo da Abordagem Integradora proposto por Kim e Oh (2004). Esta abordagem, além de considerar aspectos internos e externos, por meio da Abordagem das Cinco Forças e da Abordagem Baseada em Recursos, adiciona a Abordagem Relacional, que enfatiza os relacionamentos interorganizacionais. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada, realizada com o diretor de planejamento de um hotel tradicional da cidade e, após a análise de informações documentais, foi realizada uma análise qualitativa dos dados. Observou-se que os clientes institucionais, como agências de viagens e montadoras, constituem a força ambiental com maior influência sobre o desempenho do hotel. O hotel possui como recurso principal a localização, considerada como a principal vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Praticamente não existem relacionamentos com outros hotéis ou com órgãos públicos, não obtendo o hotel em questão vantagens competitivas a partir da troca de experiências. Palavras-chave: Vantagem Competitiva; Estratégia; Hotelaria.Downloads
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Publicado
2008-08-19
Como Citar
Silva, A. J. H. da, & Teixeira, R. M. (2008). Ambiente competitivo e vantagem competitiva a partir de uma abordagem integradora: estudo de caso no setor hoteleiro em Curitiba. Turismo: Visão E Ação, 9(1), 19–36. https://doi.org/10.14210/rtva.v9n1.p19-36
Edição
Seção
Artigos