ÊNFASE AMBIENTAL NOS CURSOS DE BACHARELADO EM TURISMO NO BRASIL

Autores

  • Heros Augusto Santos Lobo UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v10n2.p286%20-%20305

Resumo

Os cursos de Bacharelado em Turismo no Brasil foram criados a partir dos anos setenta, em um cenário de movimentação política e mercadológica do setor. Ao longo dos tempos, tais cursos foram se adequando às necessidades emergentes do mercado por meio da especialização curricular e da criação de ênfases temáticas. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa foi analisar os cursos de Bacharelado em Turismo com ênfase e/ou habilitação em áreas afins ao meio ambiente, para identificar os traços comuns e diferenciais em seus objetivos, matrizes curriculares, ementas e laboratórios. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na fase exploratória, foi identificado o panorama dos cursos de Bacharelado em Turismo com ênfase ambiental. Na etapa posterior, descritiva, foi feito um estudo de caso envolvendo três destes cursos. Os resultados demonstraram que os cursos analisados abordam diretamente a ênfase ambiental em seus objetivos, dedicando aos temas ambientais uma carga horária que varia entre 15,65% e 18,91% do total de sua integralização curricular. Das conclusões obtidas, ressalta-se a necessidade de ampliação dos conteúdos aplicados à análise das variáveis bióticas e abióticas do ambiente para fins turísticos, de forma a agregar ou ampliar os diferenciais conceituais, tecnológicos e científicos destes cursos. Palavras-chave: Ensino Superior. Turismo e Meio Ambiente. Turismo Sustentável.

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Publicado

2008-12-09

Como Citar

Lobo, H. A. S. (2008). ÊNFASE AMBIENTAL NOS CURSOS DE BACHARELADO EM TURISMO NO BRASIL. Turismo: Visão E Ação, 10(2), 286–305. https://doi.org/10.14210/rtva.v10n2.p286 - 305

Edição

Seção

Artigos