Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado Turístico

Authors

  • Débora Faria Goulart
  • Helerson de Almeida Balderramas
  • Maricê T. C. Domingues Heubel
  • Paulo Roberto Xavier

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v5n3.p271

Abstract

Em todos os setores da economia, mais especificamente no Turismo, os efeitos da globalização influenciaram organizações e clientes, exigindo assim que os profissionais egressos da universidade tenham um perfil que atenda as exigências mutáveis do mercado, impulsionando aqueles que já estão atuando a se especializarem dentro desse novo contexto. De acordo com essa necessidade, o empreendedorismo surge para traçar um diferencial nesses profissionais, trabalhando a partir de características psicológicas de comportamentos e atitudes, estimulando a criatividade, a flexibilidade e a inovação para adquirir, assim, o perfil esperado e ingressar no mercado turístico. Contudo, esse trabalho aponta os pré-requisitos para a atuação desse profissional nos diversos setores do trade turístico. A estrutura do trabalho contribui academicamente para o egresso profissional, pois possibilita identificar as características da cultura empreendedora determinantes para sua inclusão no mercado de trabalho. Palavras-chave: Formação profissional, Turismo – estudo e ensino, Entrepreneurship

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

Goulart, D. F., Balderramas, H. de A., Heubel, M. T. C. D., & Xavier, P. R. (2003). Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado Turístico. Turismo: Visão E Ação, 5(3), 271. https://doi.org/10.14210/rtva.v5n3.p271

Issue

Section

Papers