Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar
DOI:
https://doi.org/10.14210/rtva.v20n2.p266-278Keywords:
educação patrimonial, responsabilidade compartilhada, turismo, Parnaíba.Abstract
O objetivo dessa investigação é descrever o projeto “Prazer em Conhecer, Orgulho em Preservar”, desenvolvido na cidade de Parnaíba (Piauí, Brasil), apresentando a educação patrimonial como uma ferramenta importante no processo de preservação e conservação do patrimônio edificado. A pesquisa tem cunho qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, ancorada em pesquisas bibliográficas e documentais. Apresenta como principais resultados que o projeto, por meio das discussões geradas em sala de aula e em conjunto com a visita guiada, contribuiu para uma análise crítica acerca do patrimônio visitado, seu atual estado de conservação, bem como suscitou questionamentos sobre de que maneira cada aluno pode influenciar direta e indiretamente no processo de salvaguarda do seu patrimônio. Por fim, a preservação e a conservação desses testemunhos do passado se revela importante também para a atividade turística, pois não se pode pensar em potencializar o turismo em local que é descrente de si mesmo.Downloads
Download data is not yet available.