O COMPORTAMENTO DA COMPRA DE SERVIÇOS DE TURISMO NA TERCEIRA IDADE

Authors

  • Madeleine Schein Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Marcelo Gattermann Perin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Cláudio Hoffmann Sampaio Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Marise Mainieri de Ugalde

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v11n3.p341-357

Abstract

A população de consumidores idosos está se tornando muito atrativa comercialmente, com destaque para o turismo, setor que vem crescendo o dobro do restante da economia. Neste contexto, este trabalho objetivou identificar e mensurar a importância dos atributos de compra dos serviços de turismo nacional considerados por consumidores de terceira idade. Os atributos mais importantes foram: acomodações do hotel, atendimento/cortesia do hotel, localização do hotel e gastos totais da viagem. Foram, ainda, identificados grupos distintos de idosos no que tange aos seus interesses quanto ao turismo, por meio da aplicação da análise de Cluster. As análises realizadas confirmam que os idosos possuem renda e tempo disponíveis para consumir o produto turístico. Contudo, cabe ressaltar que, os idosos diferem quanto ao comportamento de compra, e que isto se deve não somente às diferenças cronológicas, mas também às diferenças, biológicas, psicológicas e sociais. Palavras-Chaves: Turismo, Comportamento do Consumidor; Terceira Idade; Atributos de Compra.

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Published

2009-09-10

How to Cite

Schein, M., Perin, M. G., Sampaio, C. H., & Ugalde, M. M. de. (2009). O COMPORTAMENTO DA COMPRA DE SERVIÇOS DE TURISMO NA TERCEIRA IDADE. Turismo: Visão E Ação, 11(3), 341–357. https://doi.org/10.14210/rtva.v11n3.p341-357

Issue

Section

Papers