Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet

Authors

  • Jonei Eger Bauer
  • Ana Paula Lisboa Sohn
  • Bruno Santucci de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v21n3.p291-308

Keywords:

Museu, Turismo, Tipologias de sites de museu.

Abstract

Os museus sempre tiveram uma estreita relação com o turismo, pois são considerados importantes atrativos culturais. Nessa conjuntura, o aprofundamento dos estudos relacionando turismo e museus tem se revelado importante para se compreender como os museus têm assumido um papel de destaque no segmento turístico. Cada vez mais os museus têm se utilizado da internet para a sua promoção e para a atração de novos visitantes. Esta pesquisa, com dados coletados em junho de 2017, teve como objetivo classificar os dez museus mais bem avaliados pelo site TripAdvisor. Para tanto, foi realizada a identificação dos museus mais visitados no Brasil em 2016, conforme dados do Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura. Em seguida, fez-se a identificação dos mais bem avaliados pelo TripAdvisor, fazendo uma correlação entre ambos. O método de avaliação dos sites dos museus considerou três tipologias: folheto eletrônico, museu no mundo virtual e museu realmente interativo. Nos sites foram analisados: a utilização de imagens, fotos, vídeos; o acesso às exposições; a recuperação da informação; o setor de pesquisa e o setor educativo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os museus brasileiros avaliados já possuem sites e que a maioria deles se classificam em sites de “museus no mundo virtual”.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-10-17

How to Cite

Bauer, J. E., Sohn, A. P. L., & Oliveira, B. S. de. (2019). Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet. Turismo: Visão E Ação, 21(3), 291–308. https://doi.org/10.14210/rtva.v21n3.p291-308