QUALIDADE PERCEBIDA E EXPECTATIVAS DE BRASILEIROS E ESTRANGEIROS EM RELAÇÃO AOS EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS TURÍSTICOS

Authors

  • Maria Isabel de Barros Mamede Universidade de Fortaleza
  • Ali­pio Ramos Veiga Neto Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v13n3.p311-328

Keywords:

equipamentos turísticos, qualidade percebida, expectativas de turistas.

Abstract

A qualidade pode ser considerada uma vantagem competitiva sustentável podendo significar um diferencial estratégico. Para alcançá-la, deve-se considerar a percepção do consumidor, que é influenciada por suas expectativas que, por sua vez, é consequência da comunicação boca a boca, de suas necessidades pessoais e experiências passadas. Utilizando o modelo SERVQUAL proposto por Parasuraman et al. (1990) objetivou-se analisar e comparar as expectativas e a qualidade percebida por turistas brasileiros e estrangeiros em relação aos equipamentos e serviços turísticos de sol e praia. Para tanto, optou-se por uma investigação com delineamento exploratório-descritivo utilizando como instrumento um questionário estruturado e adaptado aplicado em praias da cidade de Fortaleza em 289 sujeitos cujos resultados foram tratados por meio do teste-t student bicaudal. Os resultados apontaram que os turistas estrangeiros foram mais criteriosos em sua avaliação apresentando as piores expectativas e percepções. Entretanto, ambos os segmentos não apresentaram lacuna entre as expectativas e a percepção na prestação dos serviços turísticos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Isabel de Barros Mamede, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Turismo pela Universidade de Fortaleza (2002) e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2006). Tem experiência nas áreas de hotelaria e transportes turísticos. Atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: empreendedorismo, competências, marketing turístico, gestão da qualidade e hotelaria

Ali­pio Ramos Veiga Neto, Universidade Potiguar

D

Published

2011-11-08

How to Cite

Mamede, M. I. de B., & Veiga Neto, A. R. (2011). QUALIDADE PERCEBIDA E EXPECTATIVAS DE BRASILEIROS E ESTRANGEIROS EM RELAÇÃO AOS EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS TURÍSTICOS. Turismo: Visão E Ação, 13(3), 311–328. https://doi.org/10.14210/rtva.v13n3.p311-328

Issue

Section

Papers