A FENOMENOLOGIA E A PESQUISA EM TURISMO: REFLEXÕES PARA APLICAÇÃO COM BASE NO TURISMO GASTRONÔMICO

Authors

  • Mirna de Lima Medeiros USP
  • João Luiz Passador USP
  • Débora Goulart Becheleni

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v13n1.p20-34

Keywords:

Turismo, Método, Fenomenologia

Abstract

O que distingue a ciência como forma particular de construção da realidade é o uso sistemático do método científico. Às metodologias positivista e dialética, habitualmente utilizadas na produção de conhecimento dentro das Ciências Sociais Aplicadas, vê-se recentemente adotadas, de maneira progressiva e com mais propriedade, as contribuições do método fenomenológico. Este se apresenta como alternativa de postura investigativa, não só para a grande área do conhecimento, mas, especificamente, para o campo do Turismo. Mesmo havendo relativamente poucos adeptos ao referido método, este oferece notáveis vantagens para os esforços de pesquisa sobre o Turismo, temática reconhecidamente complexa e multifacetada. Estimulado por essas questões preliminares, o presente trabalho teórico tem por objetivo organizar um quadro conceitual sobre o método fenomenológico, bem como apresentar técnicas e procedimentos básicos de pesquisa de interesse para os pesquisadores em Turismo. Para melhor compreensão conceitual e apreensão das técnicas de pesquisa fenomenológica, o trabalho utiliza-se de exemplos de pesquisa no segmento de turismo gastronômico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mirna de Lima Medeiros, USP

Pós-Graduanda do Programa de Mestrado em Administração de Organização da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP/ USP). Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). É membro do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic/USP).

João Luiz Passador, USP

Possui graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1988), especialização pela Università Comerciale Luigi Bocconi, Milão - Itália (1990), graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1993) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2000). Atualmente é professor doutor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Coordena o Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, participa de várias comissões da instituições e é avaliador para alguns eventos e revistas. Leciona as disciplinas de Epistemologia da Pesquisa, Metodologia de Pesquisa e Teoria das Organizações e Cultura Brasileira na pós-graduação e várias outras disciplinas na graduação.

Débora Goulart Becheleni

Analista de Projetos do Instituto Estrada Real. Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Published

2011-04-08

How to Cite

Medeiros, M. de L., Passador, J. L., & Becheleni, D. G. (2011). A FENOMENOLOGIA E A PESQUISA EM TURISMO: REFLEXÕES PARA APLICAÇÃO COM BASE NO TURISMO GASTRONÔMICO. Turismo: Visão E Ação, 13(1), 20–34. https://doi.org/10.14210/rtva.v13n1.p20-34

Issue

Section

Papers