MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI)

Authors

  • Helena Araujo Costa CDS/Universidade de Brasília
  • Elimar Pinheiro do Nascimento CDS/Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v12n3.p314-330

Keywords:

micro e pequenas empresas (MPE), turismo, empreendedorismo, Costa Norte.

Abstract

Neste trabalho tem-se o objetivo de investigar as principais razões que motivaram empresários a iniciarem suas micro e pequenas empresas (MPE) de turismo na região do roteiro integrado que perpassa Ceará (Jericoacoara), Piauí (Delta do Parnaíba) e Maranhão (Lençóis Maranhenses). Utilizou-se como metodologia a combinação de pesquisa qualitativa com 53 entrevistados seguida por survey com 140 respondentes, todos eles proprietários de MPE do turismo na região. A razão principal mais recorrente para iniciar a empresa na região analisada é a percepção do turismo como o negócio mais lucrativo no local. Argumentos não-econômicos – como busca por uma vida mais calma, por independência ou vontade de viver no local – aparecem com incidência expressivamente menor. Ter o próprio negócio e aplicar a formação educacional são as razões menos alegadas. As diferenças nas motivações não apresentam relação com as cidades, mas sim com as atividades das empresas. O setor de alimentação destaca-se por ser aquele com mais presença de empreendedores motivados por questões não-econômicas. Por fim, os resultados não corroboram indícios encontrados em pesquisas internacionais que mostram predomínio de motivações não-econômicas para iniciar os negócios em turismo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Helena Araujo Costa, CDS/Universidade de Brasília

Doutora em Desenvolvimento Sustentável - Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB), Mestre em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI, Administradora de Empresas pela UnB.

Elimar Pinheiro do Nascimento, CDS/Universidade de Brasília

Sociólogo, Doutor em Sociologia pela Université de Paris V (René Descartes); Pós-doutor em Ciências Sociais pela EHESS - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris; Diretor do CDS/UnB

Published

2010-11-19

How to Cite

Costa, H. A., & do Nascimento, E. P. (2010). MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI). Turismo: Visão E Ação, 12(3), 314–330. https://doi.org/10.14210/rtva.v12n3.p314-330

Issue

Section

Papers