MARKETING DE LOCALIDADES: UMA ABORDAGEM AMPLIADA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE OU REGIÃO

Authors

  • Silvio Augusto Minciotti Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Edson Coutinho da Silva Centro Universitário da Fei

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v13n3.p329-346

Abstract

Muito poucas localidades buscam seu desenvolvimento através de um sério planejamento estratégico voltado para o mercado. Estamos falando de Marketing, a atividade que tem por finalidade administrar processos de troca, visando sempre maximizar a satisfação das partes envolvidas. Na realidade, a essência da questão do desenvolvimento de uma localidade reside em gerenciar bem um processo de troca entre a cidade ou região e seus diversos públicos ou mercados-alvo. Essa troca é, em tudo e por tudo, comparável ao que acontece, por exemplo, com as empresas que trocam os benefícios que seus produtos ou serviços possam oferecer a um determinado segmento de mercado, pela remuneração decorrente da venda do mesmo. Neste ensaio objetiva-se apresentar um modelo desenvolvido pelos autores a partir de uma revisão bibliográfica, no qual se identificam os diferentes públicos-alvo que devem ser considerados no Planejamento de Marketing aplicado a uma localidade e o contexto da aplicação de Marketing às localidades. A revisão da literatura possibilita uma interessante discussão conceitual acerca dessa aplicação de Marketing, inclusive abordando os cuidados para sua implementação.

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Author Biographies

Silvio Augusto Minciotti, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor do Stricto-Sensu Mestrado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atualmente, ocupa também a posição de reitor da mesma instituição. Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP.

Edson Coutinho da Silva, Centro Universitário da Fei

Professor Universitário de disciplinas de Marketing, Gestão de Projetos - PMI, Inovação e Estratégia Empresarial. Doutorando de Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Mestre pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Published

2011-11-08

How to Cite

Minciotti, S. A., & da Silva, E. C. (2011). MARKETING DE LOCALIDADES: UMA ABORDAGEM AMPLIADA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE OU REGIÃO. Turismo: Visão E Ação, 13(3), 329–346. https://doi.org/10.14210/rtva.v13n3.p329-346

Issue

Section

Papers