GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA

Authors

  • Suzana Xavier Ribeiro Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP)
  • Edmundo Escrivão Filho Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP)

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v13n3.p398-411

Keywords:

Hotelaria. Comunicação Organizacional, Pequena Empresa.

Abstract

A gestão da comunicação organizacional é fundamental para o bom desempenho de todo tipo de organização, pois é entendida como a análise do sistema, do funcionamento e do processo de comunicação entre a organização e seus vários públicos internos e externos. O objetivo neste artigo é apresentar os resultados de pesquisa na área de Hotelaria com o propósito de analisar como a comunicação pode ser gerenciada na pequena empresa da área de Hoteleira, considerando suas especificidades. Os métodos de pesquisa empregados foram o levantamento, na primeira fase, e o estudo de caso, na segunda fase. Foram estudados 6 hotéis da região central do Estado de São Paulo. As técnicas de coleta de dados dessa fase foram entrevista semiestruturada e observação livre nas empresas visitadas. O método usado para a análise e interpretação dos dados do estudo comparativo dos casos foi baseado na análise de conteúdo. Foram feitas 9 sugestões de melhoria na gestão estratégica da comunicação organizacional na pequena empresa hoteleira.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-11-08

How to Cite

Ribeiro, S. X., & Escrivão Filho, E. (2011). GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA. Turismo: Visão E Ação, 13(3), 398–411. https://doi.org/10.14210/rtva.v13n3.p398-411

Issue

Section

Papers