ANÁLISE DA RELAÇÃO CAUSAL ENTRE IMAGEM DE DESTINOS, QUALIDADE, SATISFAÇÃO E FIDELIDADE: Um estudo de acordo com a percepção do turista nacional no destino turístico Natal

Autores/as

  • Márcio Marreiro das Chagas SENAC/RN
  • Sérgio Marques Júnior PPGTUR/UFRN

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v13n2.p274-275

Palabras clave:

Imagem de destinos, Qualidade, Satisfação, Fidelidade

Resumen

Nesta dissertação pretendeu-se analisar a relação causal entre a Qualidade dos Serviços Turísticos, a Satisfação com os atributos e de forma global, a Fidelidade e a Imagem de Destinos Turísticos. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório-descritivo, do tipo Survey, com enfoque analítico quantitativo. A coleta de dados foi realizada através de questionário aplicado junto aos turistas nacionais no Aeroporto Internacional Augusto Severo e na Rodoviária da Cidade do Natal, principais locais de entrada e saída de turistas. A composição amostral foi aleatória simples chegando-se ao número fi nal de 400 turistas entrevistados. Dentre os principais resultados, encontra-se um diagnóstico da qualidade dos componentes do destino turístico Natal. Observou-se, também, que são 9 as dimensões da percepção de qualidade dos produtos e serviços turísticos de Sol e Praia, ou seja, Praias e Facilidades, Equipamentos Públicos, Restauração, Serviços de Transportes, Equipamentos do Hotel, Serviços do Hotel, Entretenimento e Atrativos, Acesso ao Hotel e Hospitalidade. Além disso, concluiu-se que a Imagem Prévia do Destino Turístico exerce pouca infl uência direta junto a Satisfação do Consumidor, e apenas indireta no Comportamento Pós-Compra (Fidelidade). Enquanto a Imagem Complexa exerce infl uência forte e direta tanto no processo de Satisfação do Consumidor quanto no de Fidelização dele, as dimensões da qualidade encontradas também se apresentaram como fortes infl uenciadoras de ambos os fatores.

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Biografía del autor/a

Márcio Marreiro das Chagas, SENAC/RN

Bacharel e Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ex-professor do Departamento de Ciências Administrativas e Curso de Turismo da mesma instituição. Atualmente é professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/RN). Tem experiência nas áreas de Consultoria em Turismo, Lazer e Recreação e Organização de Eventos Científicos. É pesquisador nas áreas de Comportamento do Consumidor do Turismo, Imagem de Destinos, Qualidade, Satisfação, Fidelidade, Planejamento, Gestão e Marketing de Empreendimentos e Destinos Turísticos.

Sérgio Marques Júnior, PPGTUR/UFRN

possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lotado na Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias e participante do Programa de Pós-graduação em Turismo. Atua na área de Gestão Ambiental, principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, estratégia ambiental, iso 14000, marketing ambiental e avaliação de impactos ambientais.

Publicado

2011-08-04

Cómo citar

das Chagas, M. M., & Marques Júnior, S. (2011). ANÁLISE DA RELAÇÃO CAUSAL ENTRE IMAGEM DE DESTINOS, QUALIDADE, SATISFAÇÃO E FIDELIDADE: Um estudo de acordo com a percepção do turista nacional no destino turístico Natal. Turismo: Visão E Ação, 13(2), 274–275. https://doi.org/10.14210/rtva.v13n2.p274-275

Número

Sección

Comunicaciones - Eventos y resúmenes