PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE MARCA-PAÍS: UM ESTUDO SOBRE A MARCA BRASIL

Authors

  • Janaina de Moura Engracia Giraldi Universidade de São Paulo - USP
  • Ricardo Martins de Castro FEA-RP/USP

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v14n2.p164-183

Keywords:

Desenvolvimento de marca. Marca-país. Marca Brasil. Comunicação.

Abstract

O conceito de marca saiu do escopo do produto e passou a ser elemento importante para aumentar e garantir a vantagem competitiva internacional de países. Este trabalho tem como objetivo principal a análise do processo de desenvolvimento da “Marca Brasil”. Para isso, foi empregada uma pesquisa exploratória, com entrevistas semiestruturadas com indivíduos que fizeram parte da criação da Marca Brasil e que integram a Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR). Foram comparados os passos do desenvolvimento de marca de países verificados na teoria com aqueles seguidos pela EMBRATUR na criação da Marca Brasil. Adicionalmente, os acertos e as falhas neste processo de desenvolvimento da marca foram destacados. Como resultado final, verificou-se que o Brasil seguiu parcialmente os principais passos referentes ao desenvolvimento de marca-país. Críticas e sugestões ao processo de construção de marca foram feitas, a fim de contribuir para o melhoramento da marca, servindo de base para o governo brasileiro melhorar suas estratégias de comunicação da marca, para empresas que pretendem utilizar a marca em seus processos de exportação, e também para futuros trabalhos sobre o tema, carente de avaliações sobre o processo de construção de marca de países.

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Author Biographies

Janaina de Moura Engracia Giraldi, Universidade de São Paulo - USP

P

Ricardo Martins de Castro, FEA-RP/USP

Graduado em Administração pela FEA-RP/USP

Published

2012-10-02

How to Cite

Giraldi, J. de M. E., & Castro, R. M. de. (2012). PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE MARCA-PAÍS: UM ESTUDO SOBRE A MARCA BRASIL. Turismo: Visão E Ação, 14(2), 164–183. https://doi.org/10.14210/rtva.v14n2.p164-183

Issue

Section

Papers