INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELS

Authors

  • Belmiro Nascimento João Pont
  • José Alberto Carvalho dos Santos Claro Pont
  • Maria Bernardete Caetano de Paiva Sarmento Universidade Católica de Santos
  • Aparecida Honório Dias UNIP-Santos

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v13n3.p299-310

Keywords:

Hotelaria, Inovação de Valor, Estratégia

Abstract

A indústria hoteleira busca diferenciação ou baixo custo. Novas abordagens como a de Kim e Maubourgne desafiam essa lógica Porteriana. Esta pesquisa analisa as estratégias de criação de valor desenvolvidas pela cadeia holandesa de hotéis CitizenM em um estudo de caso único. Baseado na interpretação de que há novos consumidores, que viajam com frequência, mas que não abrem mão de valores como design, conforto, sofisticação e conectividade. É feita uma análise do rompimento do trade-off valor-custo e do alinhamento das atividades da empresa em busca da diferenciação e baixo custo. Como resultado tem-se a curva de valor para a empresa, sendo esta consequência da aplicação da ferramenta do modelo das quatro ações que permite verificar graficamente a performance dos atributos de valor em comparação aos atributos considerados pelo setor. Desse modo são verifi cados os atributos considerados indispensáveis pelo setor e que foram eliminados: check-in, check-out e estacionamento ou que foram reduzidos como espaços de alimentação ou que foram elevados como design e o acesso livre a redes wi-fi de altíssima velocidade, e, por fim, atributos não oferecidos pelo setor como a TV sob demanda gratuita e instalações de equipamentos de imagem e luz em parceria com a Philips. O estudo de caso possibilitou a verificação de uma estratégia de inovação de valor na indústria de hospitalidade que resultou em um novo modelo de negócio voltado para um novo público, o cidadão móvel.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Belmiro Nascimento João, Pont

Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da PUC/SP

José Alberto Carvalho dos Santos Claro, Pont

Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisador na área de Marketing e Sustentabilidade.

Maria Bernardete Caetano de Paiva Sarmento, Universidade Católica de Santos

Mestre em Gestão de Negócios. Professora da Universidade Católica de Santos

Aparecida Honório Dias, UNIP-Santos

Mestre em Gestão de Negócios. Professora na área de Ações Promocionais e Marketing de Eventos

Published

2011-11-08

How to Cite

João, B. N., Claro, J. A. C. dos S., Sarmento, M. B. C. de P., & Dias, A. H. (2011). INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELS. Turismo: Visão E Ação, 13(3), 299–310. https://doi.org/10.14210/rtva.v13n3.p299-310

Issue

Section

Papers