QUATRO DÉCADAS DE ENSINO SUPERIOR DE TURISMO NO BRASIL: DIFICULDADES NA FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO E A ASCENSÃO DE UMA ÁREA DE ESTUDO COMO EFEITO COLATERAL

Authors

  • Juliana Medaglia Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Carlos Eduardo Silveira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • José Manoel Gonçalves Gandara Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v14n1.p006-018

Keywords:

Turismo, Ensino Superior, Políticas Públicas. Mercado de trabalho, área de estudo

Abstract

O presente artigo aborda o contexto de criação e desenvolvimento dos cursos superiores de turismo em nível de graduação no Brasil, considerando desde as influências sofridas pela realidade estrangeira já no surgimento do ensino superior brasileiro, até as influências das políticas nacionais de educação e de turismo sobre os cursos de turismo, ocorridas ao longo das últimas décadas a partir da criação da EMBRATUR. O objetivo central do artigo foi levantar e discutir o contexto em que o surgimento e a multiplicação de cursos superiores de turismo aconteceram no Brasil e, com especial enfoque nas políticas, as influências sobre o mercado de trabalho e a consolidação de uma área acadêmica. A pesquisa foi bibliográfica e documental e teve caráter exploratório, a fim de propiciar a discussão do tema sem estabelecimento de hipóteses. Entre as conclusões destaca-se que a formação em turismo teve sobrecarga na oferta, especialmente nos anos 1990, em alguns casos apresentou caráter eminentemente operacional em consonância com o período histórico vigente, foi influenciada pelas políticas públicas mais do que as influenciou e, especialmente, vem se consolidando como uma área do saber mais do que uma área profissional.

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Author Biographies

Juliana Medaglia, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi (1998), Especialização em Marketing Empresarial pela UFSC (2002), mestrado em Comunicación y Turismo pela Universidad de Malaga, España (2005) reconhecido no Brasil pela UFBA, além de Especialização em Gestão Social pela UP (2008). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Planejamento Estratégico, Marketing, Responsabilidade e Educação Superior em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, organização de eventos, educação superior, marketing de destinos turísticos. Atualmente é professora assistente e coordenadora do Curso de Turismo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM.

Carlos Eduardo Silveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (1994), mestrado em Tourism In Developing Countries - University of Strathclyde (concluído em 2001 e reconhecido no Brasil pela ECA/USP em 2002) e doutorado em Gestión y Desarrollo Turístico Sostenible na Universidad de Málaga concluído em 2009. Atualmente é professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, em Diamantina/MG. Tem experiência na área de Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, planejamento turístico, turismo público e políticas de turismo, formação e capacitação em turismo, e globalização.

José Manoel Gonçalves Gandara, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (1988), mestrado em Master En Gestão do Turismo - Scuola Superiore Del Commercio Del Turismo i Dei Servizzi (1989) e doutorado em Turismo e Desenvolvimento Sustentável - Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, desenvolvimento sustentável, hotelaria e destinos turísticos.

Published

2012-03-22

How to Cite

Medaglia, J., Silveira, C. E., & Gandara, J. M. G. (2012). QUATRO DÉCADAS DE ENSINO SUPERIOR DE TURISMO NO BRASIL: DIFICULDADES NA FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO E A ASCENSÃO DE UMA ÁREA DE ESTUDO COMO EFEITO COLATERAL. Turismo: Visão E Ação, 14(1), 006–018. https://doi.org/10.14210/rtva.v14n1.p006-018

Issue

Section

Papers