Revenue Management a Gestão de Receitas na hotelaria em Foz do Iguaçu – PR

Authors

  • Francieli Boaria Centro Universitário Dinâmica das Cataratas
  • Sara Joana Gadotti dos Anjos Universidade do Vale do Itajaí, Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC)

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v16n1.p92

Abstract

Originado na indústria aérea, o Revenue Management (RM) foi criado como uma ferramenta gerencial para maximizar os lucros e manter as vantagens competitivas de empresas do setor. Se os clientes fazem reserva antecipada, as tarifas baixas poderão estar disponíveis, mas se os clientes tentam no último minuto, eles provavelmente terão de pagar a tarifa cheia. A indústria aérea foi a pioneira na utilização do RM e, posteriormente, sua gestão foi aplicada em outras áreas, como no setor de hospedagem, aluguel de automóveis, cassinos, transportes ferroviários, indústria de cruzeiros, entre outros. Na indústria hoteleira, os hotéis podem aumentar a sua receita em relação à demanda de quartos disponibilizados pela previsão dos dados históricos. Este estudo visa analisar o desempenho do método Revenue Management num hotel em Foz do Iguaçu - PR. Com abordagem quantitativa, método de estudo de caso, analisaram-se os dados num período de 03 anos 2009, 2010 e 2011, num hotel internacional, localizado em Foz do Iguaçu (PR), período este de implantação do Revenue Management. Os resultados apontam para uma evolução significativa na diária média, taxa de ocupação e receita total, após a implantação da ferramenta gerencial.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-06-30

How to Cite

Boaria, F., & Anjos, S. J. G. dos. (2014). Revenue Management a Gestão de Receitas na hotelaria em Foz do Iguaçu – PR. Turismo: Visão E Ação, 16(1), 92–114. https://doi.org/10.14210/rtva.v16n1.p92