A RELAÇÃO ENTRE O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E O COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR HOTELEIRO DE FLORIANÓPOLIS – SC
DOI:
https://doi.org/10.14210/rtva.v11n2.p157-174Keywords:
Ambiente Organizacional, Comportamento Estratégico, Setor HoteleiroAbstract
O ajuste ao ambiente no qual estão inseridas as estratégia das organizações, tem sido cada vez mais considerado importante para a sobrevivência organizacional. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre a incerteza ambiental percebida pelos gestores, descrita no modelo proposto por Duncan (1972), e o comportamento estratégico, conforme proposto por Miles e Snow (1978), adotado pelos Administradores de Hotéis de Florianópolis-SC, nos últimos 5 anos. Optou-se por abordagem quantitativa e descritiva, utilizando-se o questionário como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos demonstraram que, para alguns Administradores, o ambiente é visto como Estático-Simples e para outros como Dinâmico-Complexo. Em relação ao comportamento estratégico adotado pelos Administradores, verificou-se que 45% deles adotaram comportamentos prospectores, 31% analistas, 19% reativos e 5% defensivos. Portanto, o comportamento estratégico predominante caracteriza-se como prospector. A partir dos dados pode-se concluir que alguns Administradores de Hotéis de Florianópolis percebem o ambiente com reduzida incerteza e para outros, o ambiente é de elevada percepção de incertezas. Mas, independentemente da percepção, adotam, em sua maioria, comportamentos prospectores que se caracterizam pela busca de novos mercados e introdução de novos produtos e serviços aos clientes. O relacionamento entre o comportamento estratégico e a percepção de incerteza ambiental mostrou que os administradores que adotam estratégias prospectoras tendem a ser os mesmos que percebem mais variáveis como geradoras de incertezas ambientais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-06-27
How to Cite
Teixeira, O. R. de P. T. R. de P., Rossetto, C. R., & Carvalho, C. E. (2009). A RELAÇÃO ENTRE O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E O COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR HOTELEIRO DE FLORIANÓPOLIS – SC. Turismo: Visão E Ação, 11(2), 157–174. https://doi.org/10.14210/rtva.v11n2.p157-174
Issue
Section
Papers