TURISMO E REGIONALIDADE

Authors

  • Antonio Carlos Gil Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Eduardo de Camargo Oliva Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Edson Coutinho da Silva Universidade Anhembi-Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v11n1.p92%20-%20111

Abstract

Este ensaio tem como propósito estimular a reflexão acerca da importância das questões regionais para o Turismo. Parte-se da constatação de que a globalização, à medida que se amplia, vem estimulando a constituição de alianças entre organizações e movimentos regionais, muitas vezes com o objetivo de minimizar alguns dos efeitos danosos desse processo. Os estudos referentes à região durante muito tempo estiveram circunscritos ao campo da Geografia. Mas é cada vez maior a contribuição de pesquisadores de outras áreas, como Economia, Sociologia, Ciência Política, Urbanismo e Psicologia, sobretudo quando se considera a região como uma entidade socialmente construída. As questões regionais são cada vez mais recorrentes no campo do Turismo, já que este é considerado nos tempos atuais como um dos importantes impulsionadores do desenvolvimento regional. Assim, propõe-se a discussão acerca dos conceitos de regiões de turismo, clusters turísticos, regionalismo e regionalidade, que são fundamentais tanto para a investigação, quanto para a elaboração de programas e desenvolvimento de projetos no campo do Turismo Regional. Palavras-chave: Regiões de turismo, Clusters turísticos, Regionalismo, Regionalidade.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

Gil, A. C., Oliva, E. de C., & Silva, E. C. da. (2009). TURISMO E REGIONALIDADE. Turismo: Visão E Ação, 11(1), 92–111. https://doi.org/10.14210/rtva.v11n1.p92 - 111

Issue

Section

Papers