A REDE DE NEGÓCIOS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS

Authors

  • Denis Donaire Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Marcos Pereira da Silva Universidade Paulista – UNIP
  • Marcos Antonio Gaspar Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v11n1.p112%20-%20134

Abstract

A atividade turística é representativa para o país em termos econômicos e sociais. A rede de negócios do turismo é formada por um complexo conjunto de elementos, que incluem os relacionamentos entre seus integrantes como parte fundamental no seu desenvolvimento. O presente trabalho busca analisar os relacionamentos existentes na rede de negócios do turismo, a fim de averiguar a qualidade dos negócios nela gerados. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório junto às entidades representativas e empresas privadas do setor. A amostra foi selecionada de forma não probabilística, por escolha justificada, tendo sido realizadas 15 entrevistas pessoais com associações de classe, operadoras turísticas, hotéis, agências de viagem, transportadoras aéreas e organizadoras de eventos. Os resultados indicam que essa rede se caracteriza por apresentar alguns negócios comuns nos quais o nível de cooperação e integração entre seus participantes é baixo e ocasional, visto que suas estratégias privilegiam os interesses individuais e de curto prazo. A conseqüência desse processo acaba por prejudicar o desempenho e a expansão da rede de negócios do turismo em sua totalidade. Palavras-chave: Turismo, Rede de negócios do turismo, Estratégia em turismo.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

Donaire, D., Silva, M. P. da, & Gaspar, M. A. (2009). A REDE DE NEGÓCIOS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS. Turismo: Visão E Ação, 11(1), 112–134. https://doi.org/10.14210/rtva.v11n1.p112 - 134

Issue

Section

Papers