O Setor Turístico de Hospitalidade: Um Estudo do Perfil do Dirigente de Pousadas e da Satisfação Gerada por Este Tipo de Empreendimento

Autores/as

  • Alysson Amaral de Melo
  • Josivania Silva Farias

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v5n3.p287

Resumen

Este estudo objetivou identificar o perfil dos dirigentes de pousadas da orla aracajuana e sua satisfação com o empreendimento. O levantamento, realizado no ano de 2001, tem caráter exploratóriodescritivo. Foram entrevistados dirigentes de 14 (quatorze) pousadas em um universo de 19 empresas, segundo dados da Empresa Sergipana de Turismo – EMSETUR. Entre as conclusões da pesquisa estão: o empresário do setor de pousadas da orla de Aracaju é, em sua maioria, do sexo masculino, com idade acima dos 33 anos, tem formação superior e uma renda mensal acima de R$ 4.000,00 (quatro mil reais); é nascido no Estado de Sergipe e católico. No tocante à satisfação com o empreendimento, observaram-se, por diversas vezes, contradições nas respostas apresentadas. Os entrevistados ora apontavam como dificuldade enfrentada a falta de comprometimento dos gestores públicos com o turismo, ora apresentavam como oportunidade de crescimento percebida o “bom” trabalho de promoção do turismo feito pelo governo. Palavras-chave: Empresa-diretoria, Hospitalidade, Satisfação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Melo, A. A. de, & Farias, J. S. (2003). O Setor Turístico de Hospitalidade: Um Estudo do Perfil do Dirigente de Pousadas e da Satisfação Gerada por Este Tipo de Empreendimento. Turismo: Visão E Ação, 5(3), 287. https://doi.org/10.14210/rtva.v5n3.p287

Número

Sección

Papeles