ANÁLISE DA SINALIZAÇÃO TURÍSTICA EM BELO HORIZONTE/MG (2013-2014)

Autores/as

  • Maria Flávia Pires Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Solano de Souza Braga Universidade Federal de Minas Gerais
  • Guilherme Augusto Pereira Malta Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v19n2.p348-374

Palabras clave:

Sinalização Turística. Copa do Mundo. Belo Horizonte.

Resumen

A sinalização turística traz importantes implicações no cotidiano de seus usuários, sobretudo diante de megaeventos com capacidade para atrair um grande fluxo de turistas, como a Copa do Mundo 2014. Ela assume, portanto, destaque ao exercer uma influência direta na experiência de visitantes e moradores. Diante disso, os objetivos deste artigo foram: analisar o processo de ampliação da sinalização turística e sua influência na dinâmica do turismo em Belo Horizonte – MG, além de identificar as percepções dos turistas sobre a eficácia da sinalização turística na cidade. A metodologia teve como base a realização de pesquisas bibliográficas, seguida por registros e análises da sinalização geral e turística, realizados em diferentes regiões da cidade. Realizou-se também uma pesquisa quantitativa por meio da aplicação de questionários com turistas nacionais e estrangeiros durante o período da Copa das Confederações 2013, e durante a Copa do Mundo FIFA 2014. Os principais parâmetros técnicos observados tiveram como referência o Guia Brasileiro de Sinalização Turística. Os resultados mostram que houve melhora da sinalização turística da cidade, entretanto, apesar de investimento significativo nessa área, ainda é necessário que haja um esforço por meio do poder público municipal para planejar o conjunto da sinalização turística em Belo Horizonte e padronizar o formato, a disposição das placas e as informações disponíveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-07-06

Cómo citar

Pires Barbosa, M. F., de Souza Braga, S., & Pereira Malta, G. A. (2017). ANÁLISE DA SINALIZAÇÃO TURÍSTICA EM BELO HORIZONTE/MG (2013-2014). Turismo: Visão E Ação, 19(2), 348–374. https://doi.org/10.14210/rtva.v19n2.p348-374

Número

Sección

Papeles