MÉTODOS QUANTITATIVOS EM CURSOS DE BACHARELADO EM TURISMO: UMA ANÁLISE DA ATITUDE E DO INTERESSE DOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.14210/rtva.v12n2.p216-229Palabras clave:
Cursos de turismo, currículo, métodos quantitativos.Resumen
Este estudo analisa o interesse e a atitude de estudantes de graduação em turismo pela área de métodos quantitativos. Foi realizada uma revisão da literatura, a partir da qual foram enunciadas quatro hipóteses sobre como as dimensões de atitude influenciam o interesse dos estudantes. Desenvolveu-se um estudo de campo com dados coletados junto a 113 estudantes de instituições de ensino superior de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva e da técnica de análise de regressão. Observou-se que os estudantes de Turismo apresentam baixo interesse em relação às disciplinas de métodos quantitativos, e as medidas das dimensões de atitudes mostraram-se moderadas ou baixas. Quanto às hipóteses, verifico use que o interesse dos estudantes é positivamente influenciado pela percepção de importância e pela autoconfiança dos estudantes em métodos quantitativos e; negativamente influenciado pela percepção de dificuldade da área. Procedeu-se a uma análise comparativa com a área de administração, tendo-se verificado que os estudantes de turismo têm menos interesse pela área e que as dimensões de atitudes apresentaram resultados semelhantes nos dois cursos. Apesar das limitações, acredita-se que o estudo pode contribuir para instituições de ensino e professores mais bem direcionarem o processo de formação de profissionais de turismo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-06-22
Cómo citar
Costa, F. J., Lopes Júnior, E. P., & Saraiva-Lobo, R. J. (2010). MÉTODOS QUANTITATIVOS EM CURSOS DE BACHARELADO EM TURISMO: UMA ANÁLISE DA ATITUDE E DO INTERESSE DOS ESTUDANTES. Turismo: Visão E Ação, 12(2), 216–229. https://doi.org/10.14210/rtva.v12n2.p216-229
Número
Sección
Papeles