A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE)
DOI:
https://doi.org/10.14210/rtva.v20n2.p279-293Palabras clave:
economia da cultura, patrimônio cultural, turismo cultural.Resumen
O artigo tem como primeiro objetivo apresentar os conceitos de “políticas públicas”, “políticas culturais”, “economia da cultura”, “indústrias culturais”, “indústrias criativas”, “economia criativa” em sua historicidade e relacionamentos existentes entre eles. O segundo momento busca analisar os números dos investimentos das políticas culturais perpassando os orçamentos do Programa Monumenta e do Prodetur. O estudo de caso do Turismo de Base Comunitária da Ilha Mem de Sá, no município sergipano de Itaporanga da Ajuda, finaliza a aplicação do corpus teórico à experiência prática de um modelo de turismo capaz de dialogar profundamente com o viés econômico da criatividade da cultura. A metodologia caracteriza-se como quali-quantitativa no levantamento bibliográfico e estatístico para análise comparativa, compreendendo ainda um trabalho de campo. A visão romântica da cultura que mantém um povo ligado à sua terra, que está solidificada nos elos de transmissão familiar sem a percepção de um retorno financeiro tem se fragmentado frente aos efeitos da globalização com ofertas sedutoras de ganho econômico. A economia, portanto, torna-se emblemática para repensar esse quadro a partir do turismo.Descargas
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Publicado
2018-07-09
Cómo citar
Mello, J. C. de, Silva, E. P. S., & Faxina, F. (2018). A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE). Turismo: Visão E Ação, 20(2), 279–293. https://doi.org/10.14210/rtva.v20n2.p279-293
Número
Sección
Papeles