O PRECONCEITO IDIOMÁTICO NO TURISMO DO MERCOSUL: ANÁLISE DO FENÔMENO NA HOTELARIA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
DOI:
https://doi.org/10.14210/rtva.v2n6.p35-48Palabras clave:
Preconceito, Idioma, Turismo no MercosulResumen
O trabalho foi realizado com a intenção de verificar a existência ou não de preconceito idiomático nas relações entre turistas de fala hispânica e funcionários de linha de frente de hotéis de Balneário Camboriú, Santa Catarina. Havia indícios que tal fenômeno ocorria, uma vez que a região era muito visitada por turistas dessa origem e também porque a semelhança entra as línguas portuguesa e espanhola permitia um contato direto das partes sem mediação de tradutores, intérpretes nem outro idioma de ligação como o inglês. Foram entrevistados turistas de origem hispânica e funcionários de hotéis de Balneário Camboriú no período de abril a gosto de 1999. As perguntas realizadas visavam aferir o nível de entendimento da língua estrangeira, a sensação que a falta de compreensão total passava aos usuários e os problemas que as pessoas enfrentavam nessas situações. Os dados obtidos foram analisados e tabulados a fim de tirar as conclusões a que se propunha este estudo.Descargas
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Cómo citar
Ruschmann, D. V. de M., Canani, I. S. S., González, N. E. K. de, & Waltrick, C. F. (2000). O PRECONCEITO IDIOMÁTICO NO TURISMO DO MERCOSUL: ANÁLISE DO FENÔMENO NA HOTELARIA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ. Turismo: Visão E Ação, 2(6), 35–48. https://doi.org/10.14210/rtva.v2n6.p35-48
Número
Sección
Papeles