Avaliação do bacharelado em Turismo no Brasil à luz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Autores/as

  • Alissandra Nazareth de Carvalho Universidade Federal de Ouro Preto http://orcid.org/0000-0001-8473-8966
  • Luciana Araújo de Holanda Universidade Federal de Pernambuco
  • Patricia Cristina S. Martins Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Cristiane Barroncas Maciel Costa Novo Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v20n3.p389-401

Resumen

O presente artigo tem como objetivo avaliar o curso de bacharelado em Turismo no Brasil com base nos indicadores dos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no período de 2006 a 2012, bem como conhecer a visão que as Instituições de Ensino Superior (IES) e as associações/entidades profissionais da área de turismo têm a respeito do referido exame. Para construção deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, nas quais foram aplicados questionários a docentes e coordenadores de cursos, bem como a representantes de associações e entidades de classe. Foi possível observar que o Enade é um instrumento de avaliação relevante que impacta na formação do estudante, bem como na atuação de coordenadores e professores de IES, ainda que a relevância desse processo e a infinidade de possibilidades de aprimoramento educacionais apresentadas pelo referido exame não estejam totalmente claras para esses acadêmicos e profissionais.

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Publicado

2018-09-27

Cómo citar

Carvalho, A. N. de, Holanda, L. A. de, Martins, P. C. S., & Novo, C. B. M. C. (2018). Avaliação do bacharelado em Turismo no Brasil à luz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Turismo: Visão E Ação, 20(3), 389–401. https://doi.org/10.14210/rtva.v20n3.p389-401