A hospitalidade no universo do transporte aéreo doméstico brasileiro

Autores/as

  • Alexandre Faro Kaperaviczus
  • Airton José Cavenaghi
  • Paulo Sérgio Gonçalves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v22n3.p463-484

Palabras clave:

Hospitalidade, Passageiros, Aviação

Resumen

Conhecer a forma como os passageiros vivenciam a hospitalidade a bordo das aeronaves que voam no mercado aéreo doméstico brasileiro permite identificar os fatores que são valorizados pelos passageiros e que podem se tornar um diferencial competitivo no disputado mercado da aviação. Dentro do universo da hospitalidade na aviação, a presente pesquisa tem como objetivo estudar a forma como os passageiros percebem a hospitalidade a bordo das aeronaves do transporte aéreo doméstico brasileiro. O estudo é de natureza mista, compreendendo fase qualitativa, com revisão bibliográfica; e fase quantitativa, com o desenvolvimento de instrumento de coleta de dados e a análise de 1.163 questionários, tendo se utilizado como ferramentas de análise os softwares SPSS e SmartPLS. Os resultados alcançados permitem concluir que, na visão dos passageiros, a hospitalidade é percebida a bordo das aeronaves, abrangendo um conjunto de 19 itens que podem ser explicados usando-se 5 fatores que foram denominados “atrativos”, “atendimento”, “bem-estar”, “lowcost” e “higiene” que, submetidos à análise decorrente das hipóteses geradas, permitiu concluir que no Brasil não existem empresas genuinamente “low-cost”, tendo em vista que a redução no conforto a bordo das aeronaves não traz a consequente redução de preços esperada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-11-09

Cómo citar

Kaperaviczus, A. F., Cavenaghi, A. J., & Oliveira, P. S. G. de. (2020). A hospitalidade no universo do transporte aéreo doméstico brasileiro. Turismo: Visão E Ação, 22(3), 463–484. https://doi.org/10.14210/rtva.v22n3.p463-484