Turismo de cafés no Caparaó pela perspectiva do potencial turista
DOI:
https://doi.org/10.14210/rtva.v25n1.p134-153Palavras-chave:
Café, Comportamento do consumidor no turismo, Turismo de cafés, CaparaóResumo
Localizada nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a região do Caparaó apresenta crescente importância como destino turístico relacionado ao café. Muitos consumidores de cafés especiais e profissionais da área a visitam motivados pela cultura cafeeira local e pela associação da imagem da região ao produto de qualidade, da agricultura familiar e com De[1]nominação de Origem. Esta pesquisa teve como objetivo compreender o perfil do potencial turista de cafés na região do Caparaó. De caráter qualitativo, exploratório e descritivo, este estudo contou com percurso metodológico dividido em duas etapas principais: bibliográfica e coleta de dados. A primeira etapa versou sobre a revisão de literatura em bases de dados nacionais e internacionais sobre a temática do comportamento do consumidor no turismo e sobre o perfil do turista de cafés. A segunda etapa consistiu na coleta de dados por meio de questionário com consumidores de café e entrevistas semiestruturadas online com pro[1]prietários de torrefações que trabalham exclusivamente com cafés especiais da região do Caparaó. Entre os resultados, foram identificados dois principais grupos potenciais de tu[1]ristas de cafés: os coffee lovers (apreciadores) e os traders (empreendedores). Apesar de distintas, as características do comportamento de consumo desses públicos atuam conjun[1]tamente em benefício do desenvolvimento econômico local e da valorização dos aspectos sociais, culturais e ambientais do território.
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