PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS NOS CAMINHOS DA ESTRADA REAL

Autores

  • Talita Ribeiro Luz FACULDADE NOVOS HORIZONTES
  • Alexandre De Pádua Carrieri UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Maria Cecília Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v13n1.p96-114

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas. Turismo. Estrada Real.

Resumo

Este artigo investigou os modelos e práticas de gestão de pessoas, adotadas por estabelecimentos de hospedagem e prefeituras municipais em roteiros da Estrada Real em Minas Gerais, com o objetivo de identificar e divulgar as práticas mais eficazes para a manutenção e o desenvolvimento de pessoas, tendo em vista a sustentabilidade do turismo. Pretendeu ainda levantar os problemas relativos à gestão de pessoas nas organizações do ramo de atividade turística. Foi realizada uma pesquisa quali-quanti, de caráter exploratório, sendo a coleta de dados realizada mediante entrevistas semi-estruturadas e questionários enviados pela internet. Foram investigados proprietários ou gerentes de estabelecimentos de hospedagem, e representantes ou gestores da área de turismo em prefeituras municipais. A escolha das cidades e dos estabelecimentos deu-se pelo critério de acessibilidade. Os resultados mostraram que os estabelecimentos de hospedagem e prefeituras municipais adotam práticas tradicionais de gestão de pessoas, além de não exigirem qualificação de seus empregados. Revelaram ainda que a Estrada Real é um projeto relativamente desconhecido por parte dos estabelecimentos e considerado pouco efetivo por parte das prefeituras. Falta um trabalho sistemático de divulgação do Projeto Estrada Real e há uma atitude passiva dos governos locais diante das oportunidades oferecidas pelos governos federal e estadual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Ribeiro Luz, FACULDADE NOVOS HORIZONTES

Mestrado e Doutorado em Administração pelo CEPEAD/FACE/UFMG. Professora do Mestrado Acadêmico de Administração e Diretora de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdade Novos Horizontes (MG).

Alexandre De Pádua Carrieri, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Mestrado em Administração pela UFLA e Doutorado em Administração pelo CEPEAD/FACE/UFMG. Professor Adjunto do CEPEAD/CAD/FACE/UFMG Coordenador do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS)

Maria Cecília Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Graduação em Administração, Doutorado em Administração pela UFLA. Professora Adjunta do Departamento de Engenharia de Produção da UFMG.

Downloads

Publicado

2011-04-08

Como Citar

Luz, T. R., Carrieri, A. D. P., & Pereira, M. C. (2011). PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS NOS CAMINHOS DA ESTRADA REAL. Turismo: Visão E Ação, 13(1), 96–114. https://doi.org/10.14210/rtva.v13n1.p96-114

Edição

Seção

Artigos