GESTÃO AMBIENTAL COMO DIFERENCIAL NA IMAGEM CORPORATIVA: Estudo multicaso em meios de hospedagem do município de Urubici - SC

Autores/as

  • Luisa Coelho Cardoso Universidade do Estado de Santa Catartina
  • Tiago Savi Mondo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Pedro Henrique Caramori Alves
  • Jane Iara Pereira da Costa Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v15n1.p006-020

Palabras clave:

Práticas ambientais. Meios de Hospedagem. Imagem Corporativa.

Resumen

A crescente preocupação ambiental tem influenciado os gestores a minimizar os impactos ambientais gerados por seus estabelecimentos. Tendo em vista que o município de Urubici - SC é considerado indutor do Turismo Rural em Santa Catarina, o objetivo do estudo é analisar a adoção de práticas ambientais em meios de hospedagem rurais do município de Urubici - SC e seus reflexos na imagem corporativa. A pesquisa é caracterizada como exploratória, qualitativa, para a qual foram realizadas entrevistas em profundidade com os seis proprietários dos meios de hospedagem como técnica de coleta de dados e a análise de significado para a interpretação. Como resultado, constatou-se que os meios de hospedagem que utilizam práticas ambientais o fazem por três motivos: cumprimento da lei, redução de custos e consciência ecológica. Apesar da elevada importância deste último, percebe-se que em nenhum caso analisado estas práticas são utilizadas como forma de atrair clientes ou melhorar a imagem do hotel.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luisa Coelho Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catartina

finalizou a graduação em Administração Empresarial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2008. Hoje é mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Administração da UDESC e sua dissertação consiste em uma pesquisa sobre Internacionalização e Gestão Ambiental no Turismo. Luisa cursa também uma especialização em Gestão de Pólos de Educação a Distância na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e atua na supervisão do curso de Administração a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Tiago Savi Mondo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2007) e graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Especialista em Gerenciamento de projetos pela FGV-SC(2009). Mestrando em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência em projetos e organização de eventos esportivos. Áreas de pesquisa:Marketing Integrado, Marketing Turístico, Administração de Serviços.

Jane Iara Pereira da Costa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina-ESAG.Membro fundador da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio Econômicas-FEPESE/UFSC.Membro fundador da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil-SC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, administração, pesquisa de marketing,marketing de serviços, atendimento e vendas.

Publicado

2013-04-23

Cómo citar

Cardoso, L. C., Mondo, T. S., Alves, P. H. C., & Costa, J. I. P. da. (2013). GESTÃO AMBIENTAL COMO DIFERENCIAL NA IMAGEM CORPORATIVA: Estudo multicaso em meios de hospedagem do município de Urubici - SC. Turismo: Visão E Ação, 15(1), 006–020. https://doi.org/10.14210/rtva.v15n1.p006-020

Número

Sección

Papeles