PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO DO SETOR HOTELEIRO CAPIXABA

Autores

  • Andreza Sampaio de Mello
  • Alfredo Rodrigues Leite da Silva UFES
  • Annor da Silva Júnior UFES
  • Alexandre de Pádua Carrieri UFMG

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v13n3.p362-379

Palavras-chave:

Gestão, Hotelaria, Práticas de recursos humanos.

Resumo

Objetiva-se neste artigo compreender o processo que levou os gestores e demais funcionários de hotéis da cidade de Vitória/ES aos posicionamentos em relação às práticas de recursos humanos. A abordagem proposta discute as práticas organizacionais voltadas para a lógica da integração organizacional e para a lógica dos aspectos subjetivos das relações humanas no âmbito da organização. Os dados empíricos foram coletados por meio de observação assistemática, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com 6 gestores e 12 funcionários de nível operacional de hotéis da cidade de Vitória/ES e submetidos à analise do conteúdo (BARDIN, 1977) na abordagem temática. Os resultados indicam que os posicionamentos assumidos pelos atores dos hotéis pesquisados são construídos a partir de um processo que depende da relação do indivíduo com os ambientes e grupos sociais que fizeram parte de sua trajetória profissional. Os gestores manifestam um discurso que salienta as vantagens das “novas” práticas de RH para a organização; enquanto os demais funcionários destacam as contribuições delas para o seu desenvolvimento e desempenho pessoal. Essa construção distinta reflete as diferenças entre as pessoas que atuam no setor e a heterogeneidade que envolve as articulações dessas pessoas em torno das práticas de RH.

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Publicado

2011-11-08

Como Citar

de Mello, A. S., Leite da Silva, A. R., da Silva Júnior, A., & Carrieri, A. de P. (2011). PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO DO SETOR HOTELEIRO CAPIXABA. Turismo: Visão E Ação, 13(3), 362–379. https://doi.org/10.14210/rtva.v13n3.p362-379

Edição

Seção

Artigos