EVIDENCIAS DE CONFIGURAÇÕES NA FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA EM PEQUENOS HOTÉIS

Autores/as

  • Sara Culti Gimenez
  • Fernando Antonio Prado Gimenez Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v13n3.p380-397

Palabras clave:

Hotelaria, Estratégia, Confi gurações, Pequenos Hotéis

Resumen

Objetivou-se neste estudo identificar as dimensões predominantes no processo de desenvolvimento de estratégia em pequenos hotéis localizados em Curitiba. A pesquisa foi de caráter descritivo com estratégia do tipo survey. Os dados foram coletados por meio de questionário, em contato pessoal com um dirigente de cada empresa em uma amostra não-aleatória de 41 hotéis independentes. A análise dos resultados foi feita em duas etapas. Inicialmente, verificaram-se os resultados para a amostra total. Em seguida, para verificar possíveis efeitos da idade e tamanho da empresa, a amostra foi subdividida em grupos separados pela mediana dessas duas variáveis de forma a comparar resultados entre empresas menores e maiores, e entre empresas mais jovens e mais antigas. Os resultados indicaram uma maior presença das dimensões incremental, cultural e planejamento na amostra global. Para as empresas menores a dimensão planejamento não foi significativa. As evidências demonstraram que houve uma tendência do processo de formação de estratégia nos pequenos hotéis independentes ser fortemente influenciado pelo incrementalismo, combinado com processos de planejamento e influências culturais. No caso das empresas menores, observou-se que o planejamento deixou de ser significativo enquanto que nas empresas mais novas o ambiente assume uma significância maior. O estudo apresenta evidências da existência de configurações de dimensões na formação de estratégia neste contexto ao mostrar que o tamanho da empresa e seu tempo de existência podem influenciar na adoção de diferentes processos estratégicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sara Culti Gimenez

Bacharel em Turismo pela Universidade Positivo

Fernando Antonio Prado Gimenez, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCPR. Pesquisador na área de Empreendedorismo e Estratégia em Pequenas Empresas.

Publicado

2011-11-08

Cómo citar

Gimenez, S. C., & Gimenez, F. A. P. (2011). EVIDENCIAS DE CONFIGURAÇÕES NA FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA EM PEQUENOS HOTÉIS. Turismo: Visão E Ação, 13(3), 380–397. https://doi.org/10.14210/rtva.v13n3.p380-397

Número

Sección

Papeles