TURISMO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE VALOR DOS SERVIÇOS HOTELEIROS NA ÓTICA DO TURISTA DE NEGÓCIOS

Autores

  • Cláudio José Stefanini Universidade Anhembi Morumbi
  • Ana Paula Yamashita Universidade Anhembi Morumbi
  • Roseane Barcellos Marques Souza Professora da Escola de Turismo e Hospitalidade e Pesquisadora do Grupo de Estudos: Hospitalidade e Serviços em Organizações

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v14n3.p349-365

Palavras-chave:

Turista de Negócios, Turismo de Negócios, Valor.

Resumo

A finalidade desta pesquisa foi identificar os fatores que influenciam a percepção de valor para o turista de negócios em relação aos serviços hoteleiros. Buscou-se identificar a partir de três dimensões (Hotel, Apartamento e Funcionários) as variáveis principais que podem agregar valor ao serviço oferecido. Utilizou-se a metodologia quantitativa exploratória, sendo os dados coletados por meio de questionários com pessoas que no exercício de suas funções profissionais viajam regularmente, a amostra foi do tipo não probabilística e por acessibilidade sendo composta por 45 respondentes. Os resultados sugerem que os aspectos básicos em hotelaria, tais como segurança, cordialidade, localização, comunicação, silêncio e ducha são os mais valorizados pelos turistas de negócios. Alguns aspectos considerados como diferenciais pelas cadeias hoteleiras, tais como, banheira, fitness center, sala de reuniões apresentam pouca relevância para este tipo de hóspede. A pesquisa concentrou-se na identificação dos atributos sem sua análise qualitativa. O presente estudo adiciona a literatura sobre turismo de negócios. Em particular, contribui para compreender sob a ótica deste turista o que pode ser considerado um diferencial, e esclarece aos dirigentes para o direcionamento de suas políticas de gestão.

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Biografia do Autor

Cláudio José Stefanini, Universidade Anhembi Morumbi

Professor da Escola de Negócios e Direito e Pesquisador do Grupo de Estudos: Hospitalidade e Serviços em Organizações

Ana Paula Yamashita, Universidade Anhembi Morumbi

Professora da Escola de Negócios e Direito e Pesquisadora do Grupo de Estudos: Hospitalidade e Serviços em Organizações

Roseane Barcellos Marques Souza, Professora da Escola de Turismo e Hospitalidade e Pesquisadora do Grupo de Estudos: Hospitalidade e Serviços em Organizações

Professora da Escola de Turismo e Hospitalidade e Pesquisadora do Grupo de Estudos: Hospitalidade e Serviços em Organizações

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Publicado

2012-12-04

Como Citar

Stefanini, C. J., Yamashita, A. P., & Souza, R. B. M. (2012). TURISMO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE VALOR DOS SERVIÇOS HOTELEIROS NA ÓTICA DO TURISTA DE NEGÓCIOS. Turismo: Visão E Ação, 14(3), 349–365. https://doi.org/10.14210/rtva.v14n3.p349-365

Edição

Seção

Artigos